sábado, 13 de novembro de 2021

CONSCIÊNCIA NEGRA

 O dia da consciência negra ou zumbi é comemorado em / em todo o pais devido ao projeto de lei 10.639/2003 é é considerado feriado na maioria dos municípios. Esse tema é por lei definido como obrigatório e transversal: ou seja, perpassa por todo o currículo promovendo ações que encorajam o autoconhecimento, valorização e respeito mutuo, fatores essenciais para convivência e sociabilidade.



 O objetivo dessa data é trazer uma reflexão sobre a importância do povo negro e sua cultura africana trazida ao nosso país e que contribuiu com a formação da nossa cultura brasileira como (musica, politica, gastronomia, religião e muitos outros fatores).

Filmes com temática relacionada à consciência negra para reflexão: (veja a classificação antes de trabalhar em sala)

a ultima abolição

12 anos de escravidão (não recomendo pra crianças)

Selma uma luta pela igualdade

estrelas além do tempo

historias cruzadas

que horas ela volta?

Jango livre (não recomendo para crianças)

13ª ementa

pantera negra (wakanda foreverrrrr)

corra (terror psicológico)

ó paí oh! (não recomendo pra crianças)

Moon light (racismo e homofobia)

cidade de deus

cor purpura

green book o guia

faça a coisa certa

infiltrado na Klan

fruitvale station

Malcon X

Mississipi em chamas

Marighella

DOCUMENTARIOS E SÉRIES:

Cara gente branca

olhos que condenam

dentro da minha pele

Marielle

o que ficou para trás

Eu não sou negro

MULHERES NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA:

1. Aretha Franklin

Nascida em Memphis e criada em Detroit, a norte-americana Aretha Franklin se tornou uma das vozes mais conhecidas do mundo da música. Considerada a rainha do Soul, a cantora teve que enfrentar barreiras na industria musical

2. Bessie Coleman

Elizabeth, ou apenas “Bessie”, foi a primeira mulher negra a conseguir uma licença para atuar como piloto internacional nos Estados Unidos. 

3. Ellen Johnson Sirleaf

Ellen foi a primeira mulher eleita chefe de estado de um país africano, além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na Libéria. Em 2011, ela também recebeu um Nobel da Paz.

4. Glória Maria

Jornalista brasileira, Glória Maria foi a primeira repórter negra na televisão do Brasil, com estreia em novembro de 1971. Na época, ela também foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos contra discriminação Racial.

5. Hattie McDaniel

Em 1930, Hattie McDaniel, atriz conhecida por seu papel no clássico E o Vento Levou, foi a primeira mulher negra a estar presente em uma cerimônia do Oscar como convidada. Além disso  foi a primeira mulher negra a receber o premio como atriz coadjuvante.

6. Henrietta Lacks

Henrietta foi a mulher negra que mudou a história da medicina ao ser doadora involuntária de uma cultura de células cancerosas utilizadas em pesquisas médicas para criar a primeira linhagem celular imortal. Após iniciar um tratamento de câncer cervical que se espalhava rapidamente, ela teve as células coletadas pelo médico George Otto Gey, que descobriu que as células de Henrieta (chamadas de HeLa) era capazes de se multiplicar mesmo fora do corpo humano. Ao todo, o material genético dela serviu para cerca de 75 mil estudos médicos.  A história de Henrietta virou um livro e um telefilme da HBO, chamado A Vida Imortal de Henrietta Lacks, produzido e estrelado por Oprah Winfrey. 

7. Jackie Joyner-Kersee

Jackie se tornou a primeira mulher a marcar mais de 7 mil pontos no heptatlo. Ela já foi considerada uma das melhores atletas de todos os tempos nas modalidades heptatlo e salto em distância, nas quais é recordista mundial. Segundo a revista Sports Illustrated, Jackie é a maior atleta feminina do século XX. 

8. Janelle Commissiong

Janelle foi a primeira mulher negra a conquistar o título de Miss Universo após 25 anos de existência do concurso, em 1977. Sua vitória fez a plateia aplaudir a cerimônia de pé. Durante seu reinado, Janelle se dedicou a defender os direitos dos negros e a paz mundial. 

9. Mae Jemison em 1992 foi a primeira astronauta negra da história. No programa de formação de astronautas da NASA, ela foi uma das 15 selecionadas entre mais de 2 mil pessoas. Após sua conquista, Mae inspirou outras mulheres negras a seguirem o mesmo caminho na NASA.

10. Mamie Phipps Clark

Mamie foi a primeira mulher negra a obter um diploma na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Após seus estudos, ela fez contribuições importantes para a história da PsiCOlogia com seu marido, como o desenvolvimento do chamado Clark Doll Test, que investigava preconceitos raciais na educação, em 1946. O teste consistia em mostrar bonecas brancas e negras para crianças e pedir que elas atribuíssem características: bonita, feia, boa ou má. De acordo com os estudos do casal, mais da metade das criança alegavam que a boneca branca era a bonita e boa, enquanto a negra era a feia e má. A pesquisa confirmou a realidade segregadora que a população negra vivia naquela época. 

11. Oprah Winfrey

Considerada uma das mulheres mais influentes mundialmente, Oprah é a primeira mulher negra a se tornar bilionária. Também foi a primeira negra a receber o prêmio Cecil B. DeMille, entregue no Globo de Ouro, que celebra artistas com impacto mundial no entretenimento. 

12. Rosa Parks

Rosa Parks se tornou um símbolo da luta por igualdade racial em 1955, quando os Estados Unidos vivia um forte período de segregação racial. Isso aconteceu quando Rosa estava voltando para casa sentada no fundo de um ônibus, onde os negros deveriam ficar. Em uma parada, várias pessoas brancas entraram no veículo e não havia mais lugares disponíveis para elas, por isso uma pediu que Rosa se levantasse de seu lugar. Ela se recusou a sair de onde estava e foi presa, ameaçada e humilhada pela sociedade, mas virou uma grande inspiração para o movimento negro por seu ato de coragem. 

13. Ruby Bridges

Apesar de não ter um nome muito conhecido, Ruby Bridges foi a primeira criança negra a estudar numa escola primária caucasiana durante a década de 60 nos Estados Unidos, período em que havia segregação entre negro e brancos.

14. Ruth de Souza

Ruth de Souza foi a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Também foi a primeira atriz negra a subir no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a peça O Imperador Jones. Além disso, Ruth foi a primeira atriz brasileira a ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz em um festival internacional de cinema, o Sinhá Moça, em Veneza, em 1954. 

15. Simone Biles

Com 23 anos, a norte-americana já ganhou várias medalhas de ouro em ginástica artística e é uma das maiores atletas da modalidade na atualidade. Ela é a primeira atleta na história a a conquistar quatro ouros na prova. Em uma das competições, Simone chegou a competir mesmo com crise de pedra nos rins. Caiu duas vezes e, com muita dor, chegou ao topo do pódio.

16. Toni Morrison

A escritora Toni Morrison foi a primeira mulher negra a receber um prêmio Nobel de Literatura, com a obra Amada, livro sobre o cotidiano de sofrimento das pessoas negras, especialmente mulheres. A escritora construiu uma carreira incrível dentro da luta pela igualdade racial e de gênero – por isso, todas as suas obras abordam mulheres negras. 

17. Viola Davis

Atualmente, Viola Davis é a única atriz negra que foi indicada três vezes ao Oscar. Ela também é a primeira mulher negra a ganhar um Emmy de melhor atriz. Na verdade, Viola Davis foi a primeira negra que conquistou uma tríplice de prêmios muito valiosa na indústria do cinema e da televisão: Oscar, Emmy e Tony. O que mais impressiona na atuação de Viola é que em sua primeira indicação ao Oscar, ela só havia aparecido no filme durante 8 minutos. Não é à toa que seu nome também foi parar na calçada da fama, em... 

18. Wangari Maathai

Wangari foi a primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz, em 2004. De origem queniana, ela aliou políticas de preservação ambiental ao progresso feminino de seu país. Também Também foi a primeira mulher da África Oriental a ter um doutorado. Foi ela quem fundou o Movimento Cinturão Verde, um sistema de plantação de sementes exclusivamente para mulheres. Estimativas dizem que em 2011, quando Wangari morreu, já havia quase 50 milhões de árvores plantadas através de sua iniciativa. 

19. Zezé Motta

Zezé Motta foi uma das primeiras atrizes negras do Brasil a ganhar destaque no mundo. Na dramaturgia e fora dela, a atriz sempre lutou pela igualdade de gênero e racial, além de mais tolerância religiosa. Sem dúvida, é um grande nome na história do nosso país 

Ainda temos nomes de Escritoras negras como:

Chimamanda Ngozi Adichie

Maria carolina de Jesus
Conceição Evaristo
Eliana Alves cruz
Toni Morrison
Maya Angelou
Alice Walker
Bell Hooks
zora Neale
Djamila Ribeiro
Ryane Leão
Mel Duarte
Paulina Chiziane
Noemia de Souza
Maria Firmina dos Reis


terça-feira, 9 de novembro de 2021

NOVEMBRO AZUL

A campanha do novembro azul vem pra conscientizar sobres os cuidados com a saúde masculina. 



Essa data surgiu no Brasil pelo Instituto Lado a lado pela vida com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao medico e quando necessário fazer o exame de toque na próstata.
Também é muito importante explicar o tema para as crianças, afinal, quem disse que isso é papo só de adulto? As crianças veem as campanhas e se interessam de modo que orientadas, crescem mais conscientes e ajudam os pais a se prevenirem.

Nesse mês os homens deixam o bigode crescer como símbolo de incentivo à campanha, mas outras atitudes como pesquisar mais e se informar mais também são muito válidas.

Segue o link da pagina no dropbox onde vocês poderão encontrar algumas atividades pedagógicas relacionadas com o tema:

terça-feira, 2 de novembro de 2021

POP IT EVA MOLDE

 O pop it mais conhecido como um brinquedo ante estresse ganhou a aprovação da criançada e é quase impossível não ver uma criança com um desses nas mãos. Terror dos professores? Não calma, use isso ao seu favor, afinal, se não pode vence-los junte-se a eles!

Pode ser encontrado em diferentes formatos e tamanhos, são coloridos, de material flexível e cheio de bolinhas que emitem o som do plástico bolha ao ser apertadas. O brinquedo é considerado um ‘fidget toys’, uma ampla categoria de brinquedos que ajudam a acalmar, aumentar o foco e podem ser ótimas ferramentas para trabalharmos na educação.

brinquedo Pop It é oferecido como uma alternativa mais saudável aos eletrônicos, indicado para desenvolver a criatividade e o treinamento visual e sensorial das crianças. O brinquedo pode promover uma desaceleração mental e ser eficiente para interromper o fluxo de pensamentos, reduzindo consequentemente o estresse e a inquietação dos pequenos. Por essa razão, o ápice de vendas do Pop It aconteceu durante a pandemia, embora não seja solução absoluta para canalizar ansiedade, sendo recomendado procurar especialistas da área em casos de ansiedade severa ou generalizada.

O brinquedo pode ajudar a resolver e se apropriar de diversas operações matemáticas e de frações, ou seja utilizar o pop it como recurso pedagógico  a criança aprende se divertindo e ainda estimula a parte sensorial e cognitiva. Também é possível criar uma infinidade de atividades pedagógicas de alfabetização com o brinquedo, como por exemplo Pop It da Leitura é uma tabela com palavras com as sílabas simples. Você pode usá-la para realizar um ditado colorido; sortear as palavras e pedir para que a criança a encontre e a pinte; pedir para que cada criança sorteie e leia a palavra para toda turma, enfim, você pode usar e abusar de sua criatividade para realizar essa atividade entre outras que você pode encontrar na internet ou compartilhada entre amigos e colegas professores! 
O que está esperando, vai logo fazer o seu! 

deixo abaixo um molde imprimível de um pop it redondo tanto para confecção em eva quanto para usar sua criatividade em atividades.

MOLDE POP IT  PARA EVA  https://www.dropbox.com/s/zv83wty39y7udsq/modelo%20pop%20it%20redeondo.pdf?dl=0


anamnese nota 10

 Como fazer uma anamnese no AEE nota 10? Segue o link com o documento completo sem cabeçalho para que você professor, possa adaptar ao papel...